Covid-19

Saúde mental e pandemia covid-19

O cenário da pandemia COVID-19 está reorganizando o mundo nas suas relações ao trazer diversos estressores da iminência à perda concreta de vidas além de múltiplas mudanças do estilo de vida pessoal, laboral e comunitária impostas pelo momento crítico global.

E está produzindo a corrida dos setores para criar estratégias eficientes de minimizar os danos à saúde física, financeira bem como os danos psicossociais gerados nas pessoas.

Sabidamente grande número de pessoas já antes da pandemia vinham apresentado elevados níveis de estresse além de transtornos mentais em estágio leve e moderado com respectivos impactos na produtividade e custos em saúde. Tais números infelizmente tendem a agravamento e requerem a antecipação de ações para a saúde mental dos trabalhadores e familiares.

Panorama Covid-19 | Características necessárias das ações de saúde mental

Rápidas e ajustadas ao momento atual | Atividades em grupo e virtuais que contemplem as necessidades específicas de apoio para saúde mental no momento da pandemia garantindo a biossegurança das pessoas.

Práticas | Com instrumentos e caixa de ferramentas de promoção de Resiliência Psicológica para Gerenciamento do Estresse (reconhecimento e tratamento dos seus sinais e sintomas mais comuns) além de informações e ações imprescindíveis no tratamento dos transtornos mentais mais comuns (T. Depressivo, Transtornos Ansiosos, T. Abuso e Dependência de Substâncias Psicoativas);

Tangíveis | Que tragam respostas efetivas no alívio das angustias e dúvidas socioemocionais ofertando o suporte socioemocional que esse período demanda.

Frentes de ação

Trabalhadores e seus familiares | Garantir comunicação clara e útil com informações e estratégias práticas para trabalhadores e seus familiares para melhor gerenciarem disfunções emocionais desencadeadas ou agravadas pela pandemia do covid19 *.

Lideranças (incluindo RH) | Como orientar e apoiar os colaboradores em sofrimento e adoecimento emocional em termos de gerenciamento das atividades quando do eventual comprometimento da produtividade;

Saúde ocupacional | Fluxos mínimos de acolhimento e cuidado coordenado da saúde mental e retorno as atividades laborais;

Como

Através de webinars / LIVES, conteúdos e interações disponíveis em nossa plataforma.

  1. Garantir comunicação clara e útil com informações e estratégias práticas para trabalhadores e seus familiares para melhor gerenciarem disfunções emocionais desencadeadas ou agravadas pela pandemia do covid19 *.
  2. Treinar as lideranças (incluindo RH) sobre como orientar e apoiar os colaboradores em sofrimento e adoecimento emocional em termos de gerenciamento das atividades quando do eventual comprometimento da produtividade;
  3. Treinar a Saúde Ocupacional em termos dos fluxos de atendimento e cuidado coordenado da saúde mental e retorno as atividades laborais;

*Notadamente as reações de estresse agudo e demais transtornos mentais prevalentes como os transtornos depressivos, fóbicos- ansiosos e abuso /dependência de álcool e outras substâncias psicoativas);

As estratégias citadas acima, reforçam e dão substrato para as ações coordenadas entre os principais envolvidos (trabalhadores, lideranças, incluindo treinos específicos para RH e Saúde Ocupacional visando a promoção e melhor assistência á Saúde Mental dos trabalhadores e seus familiares.

Funções emergenciais e prioritárias de cada integrante.

Diante da complexidade do cuidado faz-se necessária ações in loco, considerando a abrangência das necessidades emocionais, a integralidade e intersetorialidade como realidade prática para minimizar o sofrimento do momento.

Proteção dos Trabalhadores

Na primeira fase da pandemia todos os cuidados voltaram-se e permanecem no tocante ao conhecimento e implementação dos protocolos de biossegurança, além de acesso aos EPIs e nas fases seguintes a questão das ações práticas de Promoção e Atenção à Saúde Mental dos trabalhadores. Sabe-se que, além da carga emocional que já existente ao se trabalhar com populações em situação de vulnerabilidade, o trabalho no contexto de pandemias provoca altos índices de contágio dos trabalhadores e instabilidade emocional (podendo ser tão incapacitante quanto as questões físicas), mostrando, desse modo, a necessidade de suporte da gestão local.

Dados da OMS estimam que quase sete em cada 10 pessoas com depressão não recebem o tratamento de que necessitam. "Devemos agir agora para superar as lacunas que separam as pessoas com condições mentais dos serviços de saúde de que precisam", disse Dévora Kestel, chefe da unidade de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OPAS/OMS.

A great city, whose image dwells in the memory of man, is the type of some great idea. Rome represents conquest; Faith hovers over the towers of Jerusalem; and Athens embodies the pre-eminent quality of the antique world, Art.
Contact Us

Latest Posts

Contact Us

SEND MESSAGE

Our Projects